Intercâmbio na Irlanda

Intercâmbio na Irlanda

Há 2 anos fizemos um intercâmbio em Dublin, então resolvi participar do blog do meu esposo para ajudar quem tem interesse em estudar inglês fora e está na dúvida de como começar.

Para facilitar vou contar os passos que fizemos para organizarmos a viagem.

1 Porque fazer um intercâmbio?

Inúmeras vantagens: conviver com as mais diversas pessoas, conhecer outra cultura, aprender um novo idioma, etc…

2 Porque escolhemos a Irlanda?

Sempre quis fazer inglês fora do país, após terminar toda minha formação médica e residências decidimos que era o momento certo. Primeiramente pensamos em fazer em Londres mas como íamos os dois juntos iria ficar muito caro. Na Irlanda há escolas muito conceituadas e com o Euro mais barato que a libra foi uma opção interessante e não nos arrependemos. Além disso o país é muito rico culturalmente, o idioma mais “polido” que o inglês dos EUA. Além disso para quem tem interesse dá pra trabalhar lá mas a gente só ficou estudando mesmo.

3 Quanto tempo para organizar a viagem?

Organizamos tudo com mais de 10 meses de antecedência, fomos em março de 2014, então começamos a organizar em julho de 2013, pesquisamos várias escolas e agências de intercâmbio. Fiz também mais 6 meses de inglês em uma escola aqui em Curitiba (Influx), para relembrar o idioma e compramos as passagens com 6 meses de antecedência.

4 Como escolhemos a agência? Ou melhor como não escolhemos uma agência?

Fizemos várias cotações de intercâmbio com agências especializadas em enviar alunos para Irlanda. Uma que pesquisamos na época a BFA fechou e deu calote em muitos intercâmbistas (ainda bem que não fechamos com eles… ufaaaa!!!!) Por esse motivo, resolvemos nós mesmos organizar a nossa viagem e tratar tudo diretamente com a escola na Irlanda e só pagamos para eles duas semanas antes de viajar. Sem intermediários!!! Meu marido tratava tudo diretamente com eles por email e o pagamento foi transferido para conta da escola.

5 Como escolhemos a escola?

Como nosso intercâmbio seria só de 2 meses resolvemos contratar uma escola que na época era mais cara, por isso, com menos brasileiros e um ensino melhor, inclusive essa escola tem filial em Londres também, o CES – Centre of English Studies link do CES. Também faz formação de professores em inglês e tem várias certificações de qualidade. Foi indicação de uma dessas agências que fomos sondar antes de fazermos tudo por conta. Então tratamos todos os detalhes por email email da escola, explicamos que queríamos um quarto para nós dois e que não fosse em casa de família (não gostava da idéia de ficar na casa de alguém), porém conversei com vários brasileiros e alunos de outros países e todos recomendavam bastante ficar em casas de família. Claro que essa opção de ficar com marido no mesmo quarto me custou mais em aprender o idioma, pois só falamos em português no quarto.

6 Sobre a nossa acomodação em Dublin

Ficamos em uma residência estudantil chamada YWCA Residence link do YWCA. Só posso dizer que adorei essa opção! Residência muito bem organizada, com intercambistas do mundo inteiro, muito limpa e com quarto só para nós. Ficava a 1,8 km da escola e íamos a pé. Estava incluído no preço:

  • Café da manhã: básico mas para mim estava ótimo: pão, cereais, leite, café, chá, achocolatado, margarina e suco de laranja e algumas frutas
  • Jantar: sempre um prato muito bem preparado, um tipo de carne e uma sobremesa.
  • Wifi em todo o local
  • Geladeira, microondas e torradeira coletivos na copa: se caso quiséssemos comprar alguma coisa para nós era só etiquetar e colocar na geladeira, funcionava muito bem, ninguém mexia nas nossa compras. Comprávamos lanche para levar no almoço, iogurte e sopa de potinho para comermos antes de dormir. Detalhe que lá o jantar era as 18 h as 19h (pontualmente!), então chegava as 22h e eu já estava morrendo de fome.
  • Quarto com chave /cartão magnético – com banheiro dentro, duas camas de solteiro, escrivaninha e um guarda roupa.
  • Ainda eles trocavam a roupa de cama e tapetes do banheiro 2 vezes por semana (com hora marcada!) tínhamos que descer com as roupas de cama sujas e pegar os lençóis limpos. As toalhas de banho eram nossas.
  • Sala de estar com TV
  • Biblioteca
  • Lavanderia – pagávamos uma taxa para comprar as moedinhas para colocar a roupa na secadora e máquina de lavar.
  • Havia também um armário com produtos de limpeza para utilizarmos no quarto e banheiro, cada um era responsável por limpar seu quarto e retirar o lixo.

Resumindo tudo era muito organizado, limpo, econômico, seguro e também podíamos ficar mais à vontade que uma casa de família.

 

Distância do YWCA até a escola

 

Fotos do quarto e banheiro

No próximo post darei mais detalhes sobre a escola de idioma de escolhemos!

Deixe um comentário